Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

A Origem do Violão no Brasil

Você sabe como o violão foi introduzido no nosso país? Como esse instrumento foi difundido na nossa cultura?

No século XVII, o violão foi introduzido no Brasil pelos jesuítas portugueses com o nome de viola ou viola de arame e era utilizada durante a catequese dos índios. O instrumento tinha três cordas duplas e a prima simples. Com o passar dos séculos o instrumento sofreu modificações e no século XIX o instrumento aumentou de tamanho e passou a ter seis cordas simples.

No início do século XX o violão tornou-se popular no Brasil, porém era visto pelo povo como instrumento de boêmio, malandro e por anos foi taxado como símbolo da vagabundagem. Durante a década de 1920, o violão foi reivindicado como um elemento da identidade nacional, firmando-se como um bem indissociável da cultura brasileira e sendo eleito “o alto-falante da alma nacional”.

 

CURSO DE VIOLÃO PARA INICIANTES

Levou anos para que, no Brasil, o violão alcançasse o prestígio merecido. Foi através de alguns músicos como: Quincas Laranjeiras, Villa-Lobos, João Pernambuco e outros mestres que foi possível modificar o olhar da sociedade brasileira sobre o instrumento, além do modo de tocá-lo, fazendo assim, o violão ser considerado um instrumento sério e criando uma tradição brasileira de violonistas.

 

Veja também “A ORIGEM DO VIOLÃO”.

COMPARTILHE COM OS AMIGOS! CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *