Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

Aprendendo as Notas Musicais

NOTAS MUSICAIS

Quando estamos aprendendo a tocar um instrumento é fundamental saber as notas musicais. Por isso, hoje vamos falar sobre as notas musicais e como elas são representadas, para facilitar seu estudo no violão. Não perca!

O Que são Notas Musicais?

As notas musicais são sinais que seguem uma nomenclatura internacional a fim de representar os elementos mínimos de um som, ou seja, a altura do som musical.

Dessa forma, as notas musicais são vibrações que produzem som, que pode ser agudo ou grave dependendo da velocidade das vibrações. Deste modo, se o som tiver poucas vibrações, teremos um som grave, se o som tiver muitas vibrações, teremos um som agudo.

Quando se toca uma corda à mesma vibra para os dois lados, movimentando as moléculas de ar ao seu redor e essa agitação das moléculas ocorre na mesma frequência de vibração da corda. Assim, o ouvido humano capta essa vibração do ar e a processa atribuindo um som ao cérebro. Portanto, para cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som diferente, ou seja, uma nota diferente.

Saiba mais em “As Notas Musicais“.

 

Como as Notas Musicais são Representadas?

Cada nota musical é representada por uma letra com o intuito de facilitar à escrita e aumentar a velocidade de leitura. E é essa notação universal que utilizamos nas músicas cifradas, portanto é muito importante sua memorização:

NOTAS MUSICAIS

OBS: A única exceção na escrita padrão é que em alemão a letra “B” representa a nota “Si bemol”, e o “Si” é representado pela letra “H”.

Além dessas 7 notas naturais, temos também entre uma nota e outra o que chamamos de “acidentes”, que são os sinais de sustenido # e bemol b. Portanto, temos:

 

NOTAS MUSICAIS

Perceba que as notas E e B não possuem sustenido, para memorizar é só ter em mente que as duas notas que terminam com a letra “i” não têm sustenido #, ou seja, E-Mi e B-Si.

A diferença de nomenclatura (bemol ou sustenido) serve apenas para indicar se estamos nos referindo a uma nota acima ou abaixo. Inicialmente, estude apenas as 7 notas naturais e  o sinal de # para não gerar confusões. Posteriormente, ao estudar a escala cromática saberá entender melhor a diferença entre o sustenido e o bemol.

Existe também outra representação para as notas musicais, que não depende de letras, a partitura.

 

PARTITURA MUSICAL

A figura acima é uma representação por partitura. Ela é bem mais detalhada e completa. As notas são representadas graficamente com sinais na forma oval e são escritas em um pentagrama ou pauta musical que é um conjunto de cinco linhas paralelas e horizontais e quatro espaços entre elas. Contamos essas linhas e espaços sempre de baixo para cima.

Dependendo da posição em que estiverem escritas no pentagrama, as notas indicarão os sons mais graves ou mais agudos.

O nome da nota no pentagrama é determinado pela clave, que é um sinal colocado no início do pentagrama que dá o seu nome à nota escrita em sua linha. Existem sete claves, representadas pelas figuras – Sol, Fá e Dó. Por exemplo: a Clave de Sol assinalada na 2ª linha significa dizer que o nome da 2ª linha será “sol”, então o 2º espaço será “lá”, a 3ª linha será “si” e assim por diante.

Entretanto, caso esse seja seu primeiro contato com representações musicais, não se preocupe tanto com a partitura, procure antes decorar a representação por letras, que é bem mais simples.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *