Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

Canhotos e o Violão

Você é canhoto? Quer aprender a tocar violão, mas acha que não é possível? Saiba que você pode! Tanto uma pessoa destra como uma pessoa canhota pode aprender a tocar violão. Grandes violonistas e guitarristas do mundo como Jimi Hendrix, Paul McCartney e entre tantos outros, são ou eram canhotos.

Então, como aprender? Comprar violão específico para canhoto? Inverter as cordas do violão? Aprender com um violão tradicional? Essas dúvidas são comuns, mas existem algumas possibilidades e dependerá de você escolher o método em que melhor se adapta.

 

CURSO DE VIOLÃO PARA INICIANTES

Violão para Canhotos: Com este instrumento evita-se o trabalho de inverter as cordas do violão, porém como as casas do braço do violão são contadas da direita para a esquerda nesse tipo de instrumento, a visualização de posição, acordes e afins deve ser feita do lado contrário, ou seja, do lado canhoto.  Ressaltando que, independente do lado do corpo em que o violão for ficar você deverá contar as casas do braço do violão sempre em direção da mão para o corpo do violão.

No entanto, há também a possibilidade desse tipo de instrumento ser mais caro e até mesmo mais difícil de encontrar modelos diferentes.

Trocar as Cordas de Posição: O braço do violão fica no lado direito do corpo, as cordas do violão são invertidas ficando no sentido tradicional e os ritmos e batidas são realizados com a mão esquerda. É importante inverter o rastilho também, já que o mesmo geralmente é maior de um lado do que o outro.

 

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

Dessa maneira é possível acompanhar os acordes, no entanto deve-se perceber que os mesmos são espelhados, ou seja, como se os acordes feitos por um destro fossem refletidos em um espelho, assim, o lado direito do violão corresponde ao lado esquerdo e vice-versa. Aprendendo a tocar violão com essa disposição, você terá que tocar sempre em violões adaptados dessa maneira.

Virar o Violão: braço do violão fica no lado direito do corpo, sem trocar as cordas de posição, ou seja, com as cordas de “cabeça para baixo”. Essa maneira é bastante ousada, sendo necessário criar uma técnica para inverter os acordes, fazendo-os de “cabeça para baixo” no seu violão, além de dificuldades na diferenciação dos baixos, já que não estarão mais ao alcance do polegar. Entretanto, você poderá tocar em qualquer violão.

Apesar das dificuldades, temos grandes músicos como Jimi Hendrix, Edgard Scandurra (IRA!), Tony Iommi (Black Sabbath), Kurt Cobain (Nirvana), entre outros artistas que tocam dessa maneira.

Postura Tradicional: Tocar do lado destro, sem alterar a posição das cordas do violão, fazendo os ritmos e batidas com a mão direita. As publicações para violão, na grande maioria, são na forma tradicional, assim, aprendendo dessa maneira você poderá acompanhar qualquer método escrito e tocar em qualquer violão, sem ter a “dificuldade” de saber tocar apenas no seu violão.

 

CURSO DE MÚSICA

Lembrando que para tocar violão precisamos utilizar as duas mãos e quando estamos aprendendo a tocar precisamos treinar mais com a mão que não possuímos muita habilidade para vencer as dificuldades motoras. Isso vale tanto para destros como para canhotos!

Teste e veja em qual das opções se sentirá melhor e mais confortável para tocar. E se possível escolha antes de começar a aprender a tocar violão.  Não deixe de experimentar!

E não se esqueça,  o início é difícil para todos, mas não é impossível.  Então não desanime!

Veja também “RITMOS NO VIOLÃO USANDO O METRÔNOMO”.

PESQUISE EM NOSSO BLOG! CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *