Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

Como Ler Partitura no Violão – Dicas II

Como Ler Partitura

Existe um mito de que aprender a ler partitura é algo extremamente difícil ou até mesmo impossível. Mas seguindo as dicas, com esforço e dedicação qualquer pessoa pode ler bem uma composição escrita na partitura. Por isso, hoje vamos continuar falando sobre como ler partituras no violão. Confira!

Por ser um assunto extenso que requer entendimento de todas as partes da partitura, dividimos em partes. No post anterior da série Como Ler Partitura no Violão, visualizamos e estudamos sobre a pauta ou pentagrama e a clave de sol. Neste post daremos continuidade à série entendendo sobre as Figuras de Notas e seus sinais. Veja:

 Como Ler Partitura?

3. Entenda as Parte de uma Figura de Notas: Primeiramente, devemos entender que FIGURAS DE NOTAS são diferentes de NOTAS MUSICAIS. As notas musicais são aquelas que já conhecemos independente de saber ler partitura ou não: MiSolSi. Já as FIGURAS DE NOTAS são figuras que vão te mostrar a duração de cada nota que você toca.

Cada figura de nota pode ter até três partes: cabeça, haste e colchete. Veja na figura abaixo:

 

  • A cabeça da nota: Pode ser de forma oval aberta (branca) ou fechada (preta). Em sua forma mais básica, ela indica ao músico qual nota tocar no instrumento.

Como Ler Partitura

  • A haste: Fina linha vertical que está presa à cabeça da nota. Quando a haste está apontada para baixo, ela se une à cabeça da nota em seu lado esquerdo e quando está apontada para cima, ela se une a cabeça da nota em seu lado direito.  A direção da haste não tem nenhum efeito sobre a nota, mas torna a notação mais fácil de ler e menos desordenada.

Como Ler Partitura

A regra com relação à direção da haste é que, à altura ou acima da linha central do pentagrama (linha do meio – SI), ela fica direcionada para baixo e, quando a nota estiver abaixo da linha central, ficará direcionada para cima.

  • O colchete: Linha curva anexada à extremidade da haste. Independente do fato de a haste estar presa ao lado direito ou ao esquerdo da cabeça da nota, o colchete estará sempre colocado à direita da haste e jamais à sua esquerda.

    4.Decore as Figuras de Notas e seus Sinais: Observadas juntamente, a cabeça, a haste e o(s) colchete(s) indicam ao músico o valor de tempo para qualquer nota, medido em batidas ou frações de batida.

Mas quanto tempo cada nota vale? Qual delas deverá tocar mais rápido e qual mais devagar? Pra isso temos as figuras de notas. Elas são sinais que estabelecem a duração do som e do silêncio e cada figura de nota tem uma forma e um valor diferente.  Chamam-se também Valores que podem ser Positivos e Negativos.

Os valores positivos são as figuras das notas que representam duração do som. Já os valores negativos veremos no item 5 a seguir.  Veja o quadro abaixo com as figuras de notas e tente decorá-las aos poucos.

A duração exata do tempo depende da velocidade da música, mas sempre se deve observar a relação: 1 Semibreve = 2 Mínimas, 1 Semínima = 2 Colcheias, etc.

Uma nota ainda pode ser complementada por sinais como:

 

Como Ler Partitura

A posição da figura de nota na partitura, em que linha ou espaço está, define também sua altura. Assim as linhas superiores indicam as notas mais agudas e as linhas inferiores às notas mais graves.

A altura das notas ainda pode ser altera por sustenidos (#) e bemóis (b) que, respectivamente, aumentam e diminuem a nota em um semitom e bequadros ( ) que restauram a nota original, eliminando um sustenido ou bemol anterior. Sem um bequadro o bemol e o sustenido perdem valor no final de um compasso. A não ser que venham na armadura da clave.

5. Decore as Figuras de Pausas: As figuras de notas ou valores negativos são as figuras de pausas que representam a duração do silêncio, ou seja, o tempo que não deverá ser tocada nenhuma nota (considere como uma respiração).

Os nomes e valores das figuras de pausas são os mesmos das figuras de notas, somente os desenhos são diferentes. Veja abaixo e tente decorar:

 

Como Ler Partitura

Isso pode parecer muito conteúdo para ser lembrado, mas estudando e praticando com tempo tornará algo automático.

No próximo post iremos visualizar e estudar sobre tempo, compasso e armadura de clave.

aula de musica

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *