Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

Como Tocar Violão Sem Ler Cifras?

TOCAR VIOLÃO SEM LER CIFRAS

Quem já não viu alguém tocar e cantar várias músicas sem utilizar pastas com letras e cifras, ou partituras? E pensamos: Como essa pessoa consegue fazer isso??? Este é o sonho de muita gente que está iniciando o aprendizado no violão ou já toca algum tempo.  Tocar qualquer música sem consultar as cifras, tirar a música só escutando, ali na hora de tocar. Por isso, hoje temos algumas dicas para te ajudar a tocar violão sem ler cifras. Não perca!

Muitos iniciantes em primeiro momento até conseguem acompanhar as vídeo aulas, cifras, partituras ou tablaturas, porém ao tocarem sozinhos encontram grande dificuldade, ficam meio perdidos diante de tantos acordes, letras e posições.  Bem, em primeiro lugar, é preciso estudar e praticar. Você não precisa aprender a teoria musical de forma detalhada, mas é preciso aprender o essencial para conseguir harmonizar uma melodia, ou seja, ouvir uma música e colocar os acordes por si mesmo. Veja abaixo algumas coisas essenciais que é preciso estudar e praticar para tocar violão sem ler cifras.

 

O que é Preciso Aprender e Praticar para Tocar Violão sem Ler Cifras?

  • Notas e Acordes no braço do violão;

  • Escalas;

  • Campo harmônico;

  • Tocar diversas músicas em tonalidades diferentes;

  • Melodias.

Às vezes, ao aprender a tocar um instrumento, muitas pessoas não sabem a diferença entre uma nota e uma acorde. No decorrer do aprendizado isso faz muita diferença! Portanto, ao tocar um instrumento, procure saber primeiro o que é uma nota, um acorde, um tom (campo harmônico), o que são acordes menores, maiores e as funções de cada acorde. Saiba mais em “QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOTAS E ACORDES?”.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que poderão te ajudar a decorar mais rapidamente qualquer partitura, tablatura, cifra e solos.

 

Escudo para violão

Dicas para Tocar Violão Sem Ler Cifras

1º: Toque Algo Alcançável. Escolha músicas simples, com poucos acordes. E preferencialmente, sem acordes complicados! Comece tentando decorar algo bem fácil no violão e com o tempo vai subindo de nível conforme seu progresso.

2º: Decore Parte por Parte da Música.   Decore primeiramente um pequeno trecho e tente tocar esse pedaço da melodia. Não é preciso tocar direitinho, apenas tire um trecho da melodia no violão. Passe para o próximo trecho quando decorar o anterior e assim por diante, pois dessa forma conseguirá decorar mais rapidamente.  É interessante pegar os acordes das músicas e anotar as suas notas, por exemplo: F#m = F#, A, C#. Faça isso e veja o resultado. Se você pegou apenas músicas com acordes naturais, vai reparar que as notas da melodia são as mesmas notas que formam os acordes!

3º: Treine Constantemente.  Aprender os conceitos e não praticar é um erro muito comum. Se você quer tocar sem ler cifras e decorar as músicas mais rapidamente no violão é preciso treinar constantemente, pois a repetição vai te levar a decorar e a tocar cada vez com mais perfeição, pois você estará sempre corrigindo seus erros e melhorando sua técnica. Todos os músicos para chegarem na “técnica perfeita” já repetiram muito o que tocam,  por isso com você não deve ser diferente.

4º: Treine o Ouvido. Sim, é isso mesmo!  O ouvido é um “músculo” que precisa de treinamento! Se você quer tocar de ouvido é necessário treinar bastante ouvindo músicas e tentar identificar a diferença entre os acordes maiores e menores, como também o caminho que a harmonia faz durante a música.

5º: Treine Músicas no Máximo de Tonalidades.  Treinar cada música no máximo de tonalidades que você puder. Certifique-se de que as sequências de acordes sejam diferentes. Para comparar, basta colocar duas músicas na mesma tonalidade, então verificar as sequências. De nada adianta treinar músicas com as mesmas sequências de acordes.  Essa etapa é um pouco mais demorada, mas não desanime, pois fazendo isso você irá habituar seu ouvido com sons, tonalidades diferentes e ainda aprender acordes novos.

Fique atento e tome cuidado para não querer fazer as coisas rápido demais, para que não comprometa a qualidade do seu aprendizado e a sua forma de tocar. Lembre-se: Rápido e mal feito não adianta muita coisa. Tudo e todos têm seu tempo.

Este é o começo!  Mas estudando, treinando e seguindo essas dicas, você irá chegar a resultados cada vez melhores em pouco tempo.

 

 Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

2 Comments

  1. PAULA dos Santos da Silva

    BOA TARDE, NÃO RECEBI O MATERIAL.
    OBRIGADO

  2. danieldarezzo (Post author)

    Olá Paula!

    Entre em contato conosco pelo e-mail contato@estudiodarezzo.com que iremos verificar para você.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *