Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

Diagrama de Acordes

Os diagramas de acordes são ferramentas de notação musical, assim como as tablaturas e as cifras, que foram desenvolvidas para simplificar a leitura de músicas nos instrumentos. Estas ferramentas são muito úteis para os iniciantes, pois são mais simples de ler. Portanto, hoje vamos entender mais sobre o diagrama de acordes. Não perca!

Um acorde é a união de duas ou mais notas tocadas simultaneamente, ou seja, ao pressionar três ou mais pares de cordas e tocá-las ao mesmo tempo, obterá um acorde.

 

Dessa forma, o diagrama de acordes é utilizado para representar de forma correta a colocação dos dedos da mão esquerda nas cordas e nas casas para se tocar um acorde. Assim, o diagrama de acordes nada mais é que uma representação gráfica do braço do violão, assinalando as casas ou cordas que devem ser tocadas. Existem muitas formas e tamanhos diferentes, mas o conceito é basicamente o mesmo para todos.

DIAGRAMA DE ACORDES

Diagramas de acordes não são difíceis de entender. A grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam os trastes. As linhas horizontais representam as cordas. A linha horizontal mais grosas à cima representa a sexta corda (mais espessa). A linha horizontal mais a baixo representa a primeira corda (mais fina).

 DIAGRAMA DE ACORDES

Repare no diagrama abaixo que está invertido, em comparação ao primeiro. Do mesmo modo, a grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam os trastes. As linhas horizontais representam as cordas. Entretanto, a linha horizontal mais a baixo representa a sexta corda (mais espessa), e a linha horizontal mais a cima representa a primeira corda (mais fina).

DIAGRAMA DE ACORDES

Os diagramas de acordes também podem ser na vertical. E usar os mesmos conceitos dos diagramas horizontais, eles apenas viraram de lado. Assim, a grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam as cordas. As linhas horizontais representam os trastes. A linha vertical mais à esquerda representa a sexta corda (a mais espessa). A linha vertical mais à direita representa a primeira corda (a mais fina).

 DIAGRAMA DE ACORDES

A letra acima do diagrama representa o nome do acorde.

DIAGRAMA DE ACORDES

Cada uma das bolinhas acima é numerada. Esses números mostram qual dedo deve ser usado na posição da bolinha.

DIAGRAMA DE ACORDES1 – representa o indicador.

2 – anelar.

3 – médio.

4 – mindinho.

 O “x” representam as cordas que não devem ser tocadas, ou seja, não participam do acorde. O “o” significa que essas cordas devem ser tocadas soltas, ou seja, sem pressioná-las. E o símbolo  ⊂  mostra as cordas que devem ser tocadas.

DIAGRAMA DE ACORDES

Há também o sinal usado para representar a pestana nos diagramas de acordes, mostrando quais cordas devem ser apertadas.

DIAGRAMA DE ACORDES

Cada acorde trará um diagrama diferente onde você usará mais espaço entre os trastes ou mais dedos. O que você precisa é saber entender os códigos e praticar com acordes básicos.

Basicamente, tudo o que precisa fazer para tocar um acorde, seguindo o diagrama, é pressionar as cordas indicada, na casa indicada, com os dedos certos da mão esquerda. Depois é só usar os dedos da mão direita para fazer ritmos no corpo do violão.

Se o som não sair limpo, não fique desanimado, isso é normal. Todos os iniciantes passam por essa fase. O importante é não desistir e continuar treinando.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *