Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

Dicas para Comprar uma Viola de Qualidade

AULA DE VIOLA

Dúvidas em como escolher uma viola para comprar? Para aprender a tocar um instrumento é necessário dedicação, força de vontade e um bom material de apoio. E o momento de comprar um instrumento sempre gera muitas dúvidas. O que fazer para não errar na hora de comprar minha primeira viola?

O primeiro instrumento musical é inesquecível. E para garantir uma boa experiência separamos algumas dicas das características do instrumento que devem ser observadas na hora de comprar sua viola. Afinal, não é só porque você está começando a aprender a tocar que não pode comprar uma viola de qualidade, com bom timbre, boa qualidade de som e uma boa madeira.

Modelos e Marcas

A viola não precisa necessariamente ser das melhores marcas encontradas atualmente no mercado, mas é preciso que tenha uma sonoridade agradável aos ouvidos de um bom artista e que seja um instrumento musical de qualidade, pois evitará problemas futuro que possam influenciar nos seus estudos.

O modelo deverá ser definido de acordo com as suas características e um especialista poderá te ajudar a encontrar o mais adequado. Existem três modelos de viola que são mais conhecidos:

AULA DE VIOLA     Cinturada: Viola tradicional, pequena e com um corpo um pouco mais alongado. Esse tipo de viola dá mais volume aos sons agudos.

AULA DE VIOLAClássica: A viola clássica possui uma distância maior entre os pares de corda, quando comparada a viola cinturada e seu formato é mais parecido com a de um violão. Esse tipo de viola valoriza os sons médios.

AULA DE VIOLADinâmica ou Ressonadora: A viola dinâmica possui um ressonador em cones que distribui a saída do som por várias bocas. Esse tipo de viola possui um sistema que reproduz um som amplificado e é uma boa sugestão para quem procura um som diferenciado. É muito utilizada por repentistas.

 Qualidade da Madeira

O corpo da viola é feito com madeiras separadas que podem ser de diferentes tipos que são posteriormente coladas formando o corpo da viola. Os diferentes tipos de madeira utilizados também variam os diversos preços da viola. O corpo da viola possui três partes: fundo, lateral e tampo.

AULA DE VIOLA

A qualidade sonora de uma viola se deve principalmente a madeira da qual ele é feita. Uma boa madeira dá a viola maior volume de som, mais definição e sustento das notas. Portanto é importante saber qual o tipo de madeira utilizada na viola, entre as principais estão: Spruce, Mogno, Jacarandá, Cedro-Rosa, Imbuia, Ébano, Maple e Agathis. No entanto, para todos os tipos de madeira você deve conferir no momento da compra o timbre da viola, se possível leve um profissional ou um amigo que entenda sobre timbres e som para te ajudar a escolher.

Braço da Viola

Veja se o braço está reto, utilizando o padrão de mira da direção do “corpo para a mão”. Você deve perceber se o braço está reto e neste caso são aceitáveis variações mínimas.

AULA DE VIOLA

Cavalete 

Você deve observar se o cavalete está bem firme e não está com sinais de deformação ou reforma.

AULA DE VIOLA

Trastes 

Verifique se não estão muito gastos, pois devem estar com o acabamento bem feito para não machucar o dedo de quem toca, bem como devem estar alinhados sem deformação em relação à pestana para uma boa afinação da viola e para um bom desenvolvimento técnico.

AULA DE VIOLA

 Tarraxas 

Verificar se funcionam perfeitamente sem folgas ou ruídos.

AULA DE VIOLA

Apinação 

O fato de a madeira estar torta ou não vai impactar em questões de afinação e técnica, por isso é muito importante conferir a afinação do instrumento (com ajuda de um profissional) e ouvir atentamente sua sonoridade, mesmo que com cordas velhas. A intenção é perceber se não há chiados na madeira (estrutura) do instrumento.

Cordas

Veja se a distância das cordas até o braço da viola não está muito grande, pois se as cordas estiverem muito altas você poderá sentir um desconforto para tocá-las.

AULA DE VIOLA

 Viola Elétrica

É importante que a viola tenha um bom sistema de captação, portanto você deve ligar a viola a um amplificador e testar cada botão para verificar se o funcionamento corresponde ao seu gosto.

AULA DE VIOLA

É possível comprar uma viola mais em conta e de boa qualidade para iniciar seus estudos. A VIOLA em geral tem características similares ao violão e seu ouvido e gosto musical definirá o melhor timbre do instrumento. Saiba apreciar o bom som e neste primeiro momento, dentro do bom senso, confie em seu coração.

Siga as dicas na horar de comprar sua viola e escolha aquela que mais encaixa no seu perfil.

 

ideias

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Compartilhe com os amigos, curta nossa página no facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *