Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

Nomenclatura e Treinamento das Mãos

VIOLÃO TREINAMENTO DAS MÃOS

Quem está iniciando no aprendizado do violão e quem já toca é preciso ter agilidade tanto na mão esquerda como na mão direita para que possa ter facilidade na formação e troca de acordes. Para isso é imprescindível que saiba a nomenclatura das mãos e pratique exercícios de forma correta para desenvolver a coordenação motora, a agilidade e progredir com qualidade técnica. Por isso, hoje vamos falar sobre a nomenclatura e treinamentos das mãos. Confira!

Mão Esquerda

Os dedos da mão esquerda são classificados por números como: 1, 2, 3 e 4.

  • Indicador: 1MÃO ESQUERDA VIOLÃO

  • Médio: 2

  • Anelar: 3

  • Mindinho: 4

 

 

É importante que as unhas da mão esquerda estejam bem cortadas e lixadas para um melhor contato ao pressionar as cordas. A mão esquerda é utilizada para montar os acordes no braço do violão. Não esqueça de que o polegar deve sempre ficar no meio do braço do violão.

É preciso exercitar os dedos da mão esquerda para que eles obtenham técnica e velocidade. Este é um processo extremamente importante no aprendizado do violão, pois sua perfeita execução facilitará muito a formação de acordes, sejam eles simples ou mais complexos.

Não se preocupe inicialmente com velocidade, mas sim com qualidade. O som deve sair “limpo” e soar por algum tempo. Com a prática você aos poucos aumentará a velocidade, mas procure não comprometer a qualidade do som.

 Mão Direita

Os dedos da mão direita são classificados pelas letras “P”, “I”, “M” e “A”.

  • Polegar: PMÃO DIREITA VIOLÃO

  • Indicador: i

  • Médio: M

  • Anelar: A

As unhas da mão direita podem ser ligeiramente compridas, mas sem exageros. Não é indicado o uso da palheta logo no inicio, pois é preciso trabalhar a desenvoltura dos dedos da mão direita. A mão direita é utilizada para fazer os ritmos e batidas.

Se você for canhoto é só inverter a nomenclatura das mãos.

Desenvolva a coordenação motora das duas mãos, mas inicialmente treine uma de cada vez. Após praticar e desenvolver a coordenação motora nas duas mãos é o momento certo para treinar com as duas. Assim, a mão direita deve fazer o ritmo e batida sem parar enquanto a mão esquerda troca de acorde. Mesmo que o acorde não esteja montado por completo à mão direita deve continuar tocando, obrigando dessa maneira a mão esquerda a ter um melhor desempenho. O ideal é trocar o acorde enquanto a mão direita faz o ritmo, sem parar a música, o que exige muita coordenação.

ideias

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *