Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

O que é Harmonia, Melodia e Ritmo?

Harmonia, melodia e ritmo no violão

A música está constantemente presente em nossas vidas. Ela relaxa, tranquiliza e transmite emoções. Definir a música não é algo muito óbvio, entretanto existem três pilares que são essências em uma música e que normalmente geram confusões quanto a sua classificação.  Por isso, hoje vamos falar sobre harmonia, melodia e ritmo. Não Perca!

De maneira geral, a música é teoricamente uma combinação de sons e silêncios de maneira organizada. Muitas pessoas apenas ouvem uma música e às vezes isso basta para agradar e se sentir bem, porém se você quer realmente escutar uma música é preciso ter atenção aos detalhes do som. E para isso é preciso entender alguns conceitos essenciais da música: a melodia, a harmonia e o ritmo.

 

Esses três elementos constituem uma música. Contudo, a música em si não precisa necessariamente conter esses três elementos, mas para uma música ser “completa” ela precisa ter uma harmonia, melodia e ritmo. Portanto, veja abaixo o que é cada um deles.

 

O que é Harmonia?

É o elemento mais importante.  A harmonia é caracterizada como um conjunto de acordes formados pela união de várias notas simultaneamente e a combinação entre os acordes, que serão tocados na composição musical.

De maneira geral, a harmonia é uma sequência de acordes construída sobre uma determinada ideia harmônica ou geralmente a sonoridade que serve de base para a melodia, estabelecendo uma conexão adequada com a mesma.

Ao tocar violão, por exemplo, você estará fazendo harmonia com os acordes no violão, uma vez que cada acorde é uma sobreposição de notas, e é por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

O que é Melodia?

Melodia é percebida como a sequência de notas tocadas uma a uma ou sons. Assim, a melodia é o conjunto de notas que são tocadas sequencialmente em uma canção.

A melodia é a voz principal do som. Ao se tocar uma nota de cada vez ou uma corda de cada vez, temos uma melodia. Quando ouvimos um solo de violão, guitarra e etc, estamos ouvindo, na verdade, uma melodia.

É também a forma do cantor vocalizar as notas. Quando cantamos, a cada sílaba cantada entoamos uma nota diferente e esta sequência de notas é o que chamamos de “melodia da música”. Lembrando que a melodia não é necessariamente composta por uma única voz, apesar de ser menos comum, é possível também que ela tenha duas ou mais vozes.

O que é Ritmo?

Ritmo é a marcação do tempo de uma música, que nos diz como acompanha-la. Determina à duração, velocidade, intensidade e os valores de cada nota, definindo quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona.

Normalmente a marcação do tempo da música é realizada por instrumentos percussivos, como a bateria ou a percussão, determinando qual o andamento e ritmo da música. Embora, alguns instrumentos como o piano, guitarra e violão, podem fazer a harmonia e o papel rítmico também, quando tocados sem acompanhamento de outro instrumento.

Ao conhecer e estudar esses três elementos é possível manipular de forma ilimitada todos os recursos que a música oferece, fazendo que fique interessante para os nossos ouvidos. Porém, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela. Portanto, não deixe de estudar, praticar e experimentar!

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *