Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

O que é Partitura Musical?

COMO LER PARTITURA

A partitura é a escrita musical mais complexa que existe e por conta disso muitos músicos iniciantes preferem aprender apenas cifras, tablaturas e até mesmo aprender a música por percepção auditiva (de ouvido), acreditando não ser necessário o entendimento da partitura. Entretanto, não saber teoria musical e nem ler partituras, deixa o musico muito limitado. E muitas das vezes, ele não cresce musicalmente por causa disso. Por isso hoje vamos falar sobre o que é a partitura. Não Perca!

A partitura está presente em todo ambiente aonde os músicos vão: escolas de música, estúdios, igrejas, corais, ensaios de bandas, etc. E você deve estar preparado para qualquer uma dessas situações. Portanto, quem busca aperfeiçoar seu conhecimento musical, ou tema intenção de se profissionalizar na música, ou não quer se tornar um músico limitado, estude e entenda mais sobre a partitura.

 

O que é Partitura Musical?

A partitura é um material gráfico que representa a escrita musical padronizada mundialmente, ou seja, é uma forma de escrita musical, assim como outras escritas, onde registra os sons no papel para que o músico possa reproduzi-la. Possui seus próprios símbolos (pauta, claves, notas, pontos, barras, etc.), que representa todos os sons produzidos por diversos instrumentos musicais.

Tem como objetivo ajudar o músico a lembrar de ideias rítmicas, melódicas e harmônicas, para que o músico possa ler e tocar músicas escritas por compositores de todo mundo.

 

Partitura

Itens Importantes na Partitura Musical

Na figura acima existe alguns símbolos contidos na partitura que são importantes entender, mesmo para quem esta iniciando o aprendizado. Veja uma breve explicação de cada um deles:

Partitura

Pauta ou pentagrama são as cinco linhas onde se escrevem as notas musicais.

PartituraFiguras de notas musicais escritas no pentagrama que determinam a duração de cada nota a ser tocada. As figuras das notas musicais podem variar altura no pentagrama (nas linhas ou espaços mais altos ou baixos) e serem escritas de maneira variada (com ou sem preenchimento, com ou sem hastes e etc.).

 PartituraClave de sol, símbolo que determina o registro em que estão as notas contidas na partitura. Ela é usada para instrumentos ou vozes mais agudas.

 

PartituraTempo da música. Fórmula do tempo que indica de que maneira você ira contar cada compasso da partitura. No exemplo, na fração 2/4 o numerador é o número 2, logo você terá dois tempos.

Partitura

Compasso, as barras em suas extremidades são chamadas “barras de compasso”. O compasso serve para dividir a música em partes.

 Partitura Convencional e Não Convencional

A partitura pode ser dividida em convencional ou não convencional.

A partitura convencional utiliza os símbolos padronizados que vimos acima, já à partitura não convencional os registros são aqueles que qualquer pessoa pode fazer utilizando símbolos de acordo com sua conveniência. Veja um exemplo de partitura não convencional:

 PartituraNesse caso, os sons foram representados por sinais em que o autor julgou necessário para registrar. Assim, é recomendável que se faça uma legenda para que outras pessoas possam entender.

 Não Confunda Partitura com Tablatura

A tablatura é uma forma relativamente simples para representar e orientar as casas e as cordas onde os dedos do intérprete devem ser posicionados para tocar as notas. Veja abaixo um exemplo de tablatura.

 

tablatura

Já a partitura tem objetivos de registrar os sons rítmicos, melódicos e harmônicos para todos os instrumentos musicais. Em uma partitura, são registradas claves, fórmulas de compasso, figuras musicais, sinais de andamento, dinâmica, acentuação e outros. Veja abaixo um exemplo simples de partitura.

 

Partitura

A música em si é invisível e se comunica com a alma, enquanto a partitura é o papel que a gente vê e toca, e que tem como objetivo registrar os sons através de sinais, sejam eles convencionais ou não.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

 

1 Comment

  1. Eliete

    Muito bom. Grata por compartilhar conhecimento.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *