Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

O Segredo dos Ponteados – Escalas Duetadas I Viola Caipira

Escala Duetada

Quer saber qual o segredo de fazer bem ponteados, solos e estribilhos na viola caipira? Então não perca o post de hoje! Vamos falar sobre um dos temas mais importantes que você precisa saber para aprender a arte de tocar viola. Confira!

Qual o segredo para fazer ponteados? Bem, na verdade não é um segredo, o que é necessário para executar bem os ponteados, assim como os solos e estribilhos das músicas na viola caipira é ter um bom conhecimento e domínio das escalas duetadas. Mas, o que viria a ser as escalas duetadas? Você sabe?  Antes de aprender a executá-las precisamos entendê-las.

O que São Escalas Duetadas?

As escalas duetadas são sequências de escalas que devem ser treinadas com uma atenção muito especial, principalmente na colocação correta dos dedos da mão esquerda. Essas escalas são chamadas de “duetadas”, porque são tocados dois pares de cordas simultaneamente. São de grande importância, pois são elas que compõem a parte melódica da Viola Caipira, as estruturas por trás de grande parte das melodias que ouvimos em uma música.

Formação das Escalas Duetadas

As escalas duetadas são obtidas de forma similar as escalas diatônicas. Nas escalas diatônicas têm-se uma nota de referência e são utilizadas somente as próprias notas da escala, resultando, em cada caso, em intervalos sobrepostos de terças maiores ou menores. Já nas as escalas duetadas, ao invés de construir-se acordes com terças e quintas (e sétimas), adicionam-se apenas terças ou, alternativamente, sextas.

Podemos dizer então que uma escala duetada é  uma escala formada por acordes diatônicos de duas notas.

As escalas dos 1º e 2º pares, 2º e 3º pares, 3º e 4º pares e 4º e 5º pares das cordas da viola são chamados de escalas em terça. As escaldas dos 1º e 3º pares, 2º e 4º pares e 3º e 5º pares das cordas da viola são chamadas de escalas em sexta.

Forma de Execução das Escalas Duetadas

As escalas duetadas são escalas em que são tocadas, como o próprio nome já sugere, notas em dueto, ou seja, duas notas ao mesmo tempo. Elas podem ser representadas com números indicando os dedos da mão esquerda e por traços que os unem, que indicam que eles são tocados ao mesmo tempo. O número 0 (zero) indica que a corda deve ser tocada solta. Ou também através de pontos marcados para mão esquerda. Veja abaixo:

Escalas Duetadas

As cordas devem ser presas, um ponto por vez, subindo e descendo a escala. Pode-se também ter indicações quanto ao uso da mão direita, como mostrado abaixo:

Escalas Duetadas

 * Indica com qual dedo da mão direita vamos tocar a corda

** Os números indicam a sequência que deve ser executado o  dedilhado  da  mão direita. Neste caso temos a primeira batida no 4º par, a segunda batida no 2º par e a terceira batida no 1º par.

*** As setas indica a corda que deverá ser tocada, mostrando em que sentido o dedo vai tocar a corda.

No próximo post veremos como executar a escala duetada do 1º e 2º par, bem como do 2º e 3º par das cordas da viola. Não perca!

aula de musica

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *