Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

O Segredo dos Ponteados – Escalas Duetadas II

Escala Duetada

Uma das principais coisas para se aprender a tocar viola caipira é tocar as escalas duetadas. É preciso estudá-las com muito cuidado e atenção, pois será a base para os demais que virão.  Por isso não perca a segunda parte sobre Escalas Duetadas. Confira!

No post anterior vimos à parte teórica das Escalas Duetadas, visto que é fundamental entende-las antes de aprender a executá-las. Hoje iremos estudar as escalas duetadas  1º e 2º par, bem como 2º e 3º par.

 

Para executar as escalas, tocaremos, com a mão direita, com o polegar, tocando as duas cordas indicadas ao mesmo tempo. Já os dedos da mão esquerda também são indicados na tablatura. Veja Como Ler Tablatura?

Relembrando que no estudo da escala os números representam os dedos da mão esquerda e que os traços que os unem significam que ambos são tocados ao mesmo tempo.

Escala Duetada 1º e 2º Par

Nesta escala, o dedo guia da mão esquerda é o dedo 1. Deve-se tocar apenas o 1º e 2º par, os demais pares não são tocados.

Escalas Duetadas

Note na figura acima que o número 0 (zero) está ligado ao número 3 por um traço. O 0 (zero) representa que o 1º par será tocado solto e o 3 representa que o 2º par será tocado pressionado pelo dedo 3 na segunda casa. Deve-se tocar ambos ao mesmo tempo.

Na sequência o 1 indica que o 1º par será pressionado pelo dedo 1 na segunda casa e o 3 representa que o 2º par será pressionado pelo dedo 3 na quarta casa. Toque ambos ao mesmo tempo.

 E assim sucessivamente. Fique atento no posicionamento correto dos dedos da mão esquerda nas casas.

Escala Duetada 2º e 3º Par

Aqui também temos um dedo guia, o dedo 3 da mão esquerda. Fique atento ao correto posicionamento dos dedos nas respectivas casas e toque apenas o 2º e 3º par utilizando o polegar até assimilar a localização correta da escala.

 Escalas DuetadasA execução segue a mesma ideia da Escala Duetada 1º e 2º Par, a exceção é o símbolo 0-0 acima que significa que as primeiras notas devem ser executadas no par solto.

Dica

Procure tocar as escalas procurando obter um som limpo, claro. Também procure tocar as notas em um ritmo constante. Toque lentamente no início e somente aumente a velocidade quando o som, na velocidade que estiver tocando, seja limpo e claro. Toque sem pressa, buscando qualidade de som, e não velocidade na execução. A velocidade virá com o tempo.

No próximo post veremos como executar a escala duetada do 3º e 4º par, bem como do 4º e 5º par das cordas da viola. Não perca!

aula de musica

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *