Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

O Segredo dos Ponteados – Escalas Duetadas IV

Hoje iremos estudar mais um pouco sobre uma parte muito importante da Viola Caipira, finalizando nossa sequência sobre as escalas duetadas.  Não perca!

No post anterior estudamos as escalas duetadas conhecidas também como escalas em terça. Hoje vamos estudar as escalas duetadas chamadas de escalas em sexta.

 

Relembrando que no estudo da escala os números representam os dedos da mão esquerda e que os traços que os unem significam que ambos são tocados ao mesmo tempo.

Escala Duetada 1º e 3º Par

Nesta escala, o dedo guia da mão esquerda é o dedo 3. Deve-se tocar apenas o 1º e 3º par, os demais pares não são tocados.

Escala Duetada

O polegar deve tocar o 3º par e o indicador o 1º par simultaneamente, os demais pares não devem ser tocados. Atenção no primeiro movimento que é realizado com os pares soltos.

Pressione o 3º par na primeira casa e o 1º par na segunda casa conforme representado na figura.  Na sequência pressione o 3º par na terceira casa e o 1º par na quarta casa.

Siga executando a escala duetada de forma lenta e com atenção ao posicionamento correto dos dedos da mão esquerda nos pares.

 Escala Duetada 2º e 4º Par

Nesta escala, o dedo guia da mão esquerda é o dedo 1. Deve-se tocar apenas o 2º e 4º par, os demais pares não são tocados.

Escala Duetada

Na figura acima o número 0 (zero) está ligado ao número 2 por um traço. Dessa forma o 0 (zero) indica que o 4º par deverá ser tocado solto e o 2 representa que o 2º par deverá ser tocado pressionado pelo dedo 2 na segunda casa. Deve-se tocar ambos ao mesmo tempo.

Na sequência o 1 indica que o 4º par deverá ser pressionado pelo dedo 1 na segunda casa e o 3 representa que o 2º par deverá ser pressionado pelo dedo 3 na quarta casa. Toque ambos ao mesmo tempo.

E assim sucessivamente. Fique atento no posicionamento correto dos dedos da mão esquerda  nas casas.

Escala Duetada 3º e 5º Par

Nesta escala, o dedo guia da mão esquerda é o dedo 2. Deve-se tocar apenas o 3º e 5º par, os demais pares não são tocados.

Escala Duetada

O 3º par deve ser tocado com indicador da mão direita e o 5º par com o polegar da mão direita. Toque com o polegar o 5º par solto, na sequência toque o 3º par solto, pressione o 5º par na casa dois com o polegar e assim por diante.

Dica

Treinar com calma é primordial para uma execução precisa das escalas e a velocidade vem com o tempo e treino diário.

Vale ressaltar que o estudo de todas as escalas é imprescindível para se tornar um violeiro apto a executar as mais diversas canções, sejam elas caipiras ou não, além de poder criar seus próprios ponteados na viola.

aula de musica

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *