Instituto Musical Darezzo

O Local Certo para Você Aprender Música Online

O Uso da Dedeira na Viola Caipira

AULA DE VIOLA CAIPIRA

As dedeiras normalmente geram bastantes dúvidas para os iniciantes de viola. Como utilizar ou para que serve uma dedeira são dúvidas bem comuns. Para tocar viola caipira, geralmente o uso de palhetas é pouco comum, sendo quase que predominantemente usado dedeiras para tocar esse instrumento. Por isso, hoje vamos falar sobre o uso da dedeira na viola caipira, entre outras informações adicionais, para que você não tenha mais dúvidas. Então, não deixe de conferir!

Afinal o que é uma Dedeira?

A dedeira é um acessório utilizado no polegar da mão que se toca as cordas, geralmente fazendo o papel da unha do polegar para tocar as cordas, sendo muito utilizada para substitui o dedão do músico ou a polpa do polegar.

viola caipira

As dedeiras podem ser feitas de diversos materiais, as mais comuns são as feitas nas versões de acrílico, metais como alumínio mais denso ou latão e possuem diversos tamanhos para se ajustar aos tamanhos dos nossos dedos.

Esse acessório também pode ser acompanhado das outras dedeiras para os dedos indicador, médio e anelar que são popularmente chamadas de “unheiras”.

viola caipira

Por que Usar a Dedeira?

Muitas pessoas preferem usar a dedeira ao invés de tocar com a unha ou com a polpa do polegar, porque o resultado sonoro é mais agradável para uma determinada proposta musical. A dedeira, por ser feita de um material diferente da unha, resulta em um timbre bem diferente que ressalta bastante os graves do instrumento que se toca, além de poder ser substituída quando fica gasta e ser possível de trocar por um  modelo que seja mais agradável de usar ou tocar se não estiver conseguindo se adaptar a um determinado modelo específico.

Outro fator seria quando se tem unhas muito frágeis, assim pode-se optar por tocar apenas com os dedos, usar as dedeiras ou até mesmo alternar entre as duas formas de tocar.

Outro motivo que concorda com a ideia da proposta musical é o timbre e as formas de tocar característicos de um estilo musical específico. É muito comum usar a dedeira para tocar determinados estilos musicais, como choro e samba, por exemplo.

 Como Achar a dedeira Ideal?

Muitas vezes as dedeiras para o polegar deixam uma saliência muito grande em relação ao dedo. É preciso testar vários modelos e tamanhos para verificar qual melhor se adapta ao seu estilo e que seja fácil de tocar e usar. Assim, para facilitar, separamos duas dicas especiais que vão te ajudar a achar a dedeira ideal:

Corte e lixe a ponta da sua dedeira. Dessa forma pode-se tocar com o polegar quase colado as cordas facilitando os saltos nas mesmas;

Cortar a ponta de uma dedeira e colar com cola de contato uma palheta de nylon. Isso ajudará o som a sair sem ruídos e trastejamentos, melhorando o timbre, principalmente se a sua viola for de um modelo que as cordas sejam menos densas. Esse método também ajuda a criar uma dedeira ideal para quem é canhoto e não se adaptou muito bem com as dedeiras específicas.

VIOLA CAIPIRA

Confira mais dicas e como usar a dedeira no vídeo abaixo. E não deixe de experimentar tocar com as dedeiras!

ideias

Deixe seu comentário, sugestões e dúvidas. Compartilhe com os amigos, curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *